Notícias
Se acha que o email marketing é coisa do passado, estamos aqui para provar para o oposto! Em um mundo dominado por redes sociais, notificações instantâneas e algoritmos, o e-mail continua sendo uma das técnicas de marketing mais eficazes para os mais variados tipos de negócios. Você duvida? Pois bem, nós temos os números provam isso.
De acordo com a Statista, o número de usuários de e-mail no mundo ultrapassou os 4,3 bilhões em 2023, devendo alcançar os 4,7 bilhões até 2026. Em um relatório recente, a Litmus Software revela que, para cada um dólar investido em e-mail marketing, o retorno médio ronda os 36 dólares - um dos melhores retornos sobre investimento comparando todas as estratégias digitais - sim, estamos falando do ROI! E ainda temos mais: dados da Campaign Monitor revelam que mais de 60% das pequenas empresas conseguem chegar a seus clientes através do email. Por último, considere que 74% dos consumidores dizem mesmo preferir receber comunicações via e-mail do que por mensagem escrita ou telefonema, especialmente quando o assunto é promoções e ofertas das marcas.
Como você pode ver: o e-mail não morreu. Mas é um facto: ele evoluiu e você tem de acompanhar suas tendências. Quando bem usado, pode gerar um alto engajamento, fidelização do cliente e bons resultados de vendas. Para ajudar você, vamos compartilhar 3 segredos de marketing para uma campanha de marketing bem-sucedida.
Um dos maiores erros das campanhas de e-mail é enviar a mesma mensagem para todos os integrantes da base de contatos. Somos todos diferentes, logo como consumidores também nossos interesses e necessidades são diversas! Mesmo usando um gerador de email marketing, comece por segmentar sua base ou corre o risco de ser ignorado ou pior ainda: acaba no spam. Considerando seu negócio, crie listas segmentadas baseadas que lhe permitam enviar mensagens relevantes e personalizadas. Para isso, analise fatores como:
Seu e-mail pode ser massa, mas se não for convidativo, ninguém vai ler. Assim sendo, se o assunto do e-mail é o primeiro filtro: se não for claro, atrativo e/ou direto, o usuário nem vai abrir.
Continua depois da publicidade |
Uma vez dentro, o design do e-mail precisa ser responsivo, funcionando bem no celular. Use imagens fáceis de carregar e dê destaque ao call to action (CTA) para conseguir os tão desejados cliques! E se imagens são importantes, pois podem ser mais apelativas, também importa usar fontes fáceis de ler e botões visíveis. Antes de enviar, faça você mesmo o teste em diferentes dispositivos e navegadores.
O bom do digital é que pode ser basear em dados reais, assim como em testes A/B para perceber o que está funcionando - ou não - ou simplesmente se algo precisa ser ajustado Assim sendo, acompanhe métricas como:
O e-mail marketing continua funcionando porque é um direto, pessoal, mensurável e acessível. Ao criar campanhas que realmente conectam com seus usuários, você vai vender mais e também fortalecer sua marca.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa