Uberaba, no Triângulo Mineiro, continuará sendo uma cidade-polo no que diz respeito à produção de cosméticos. Isto porque o município venceu a concorrência com outras cidades e vai receber um investimento inicial de R$ 150 milhões para a construção da nova planta da Skala Cosméticos.
Fundada no município há quase 40 anos, a companhia optou por continuar a parceria e será responsável por todo o investimento. A inauguração está prevista para 2027, com a expectativa de criação de 600 empregos, entre diretos e indiretos.
O anúncio, feito em evento no Distrito Industrial I, contou com a presença de representantes do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua agência vinculada Invest Minas, importantes na atração deste investimento, além de autoridades da prefeitura e da empresa.
"Desde 2019, atraímos quase R$ 2 bilhões em investimentos somente no setor de cosméticos, gerando quase 1 mil novos empregos diretos. São números que destacam o trabalho que vem sendo feito, desde o início da nossa gestão, para criar um ambiente favorável, menos burocrático para quem quer investir, empreender e gerar empregos", ressalta o vice-governador Mateus Simões.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, também reforça a previsão significativa de novas oportunidades para a região. "É justamente o que o governo visa ao proporcionar um ambiente atrativo para os negócios", destaca a secretária.
Expansão
A nova planta vai ampliar a capacidade produtiva da marca e consolidar mais um passo em sua estratégia de expansão. A unidade será instalada em um terreno de 118 mil metros quadrados doado pela prefeitura, e contará com a estrutura mais moderna do Brasil, projetada para concentrar toda a linha de produção da marca.
Recentemente, a Skala inaugurou um Centro de Distribuição em Extrema, no Sul do estado, e ampliou a capacidade de sua unidade atual em Uberaba em 25%, com renovação do maquinário.
A projeção de crescimento é de 30% ao ano nos próximos cinco anos, em linha com os planos de abertura de outro centro logístico no Brasil ainda em 2025 e um para o mercado norte-americano. A marca brasileira está presente em mais de 70 países, de cinco continentes.
“Esta expansão representa um marco importante não só para a cidade, mas para o estado. Esta construção irá trazer ainda mais dinamismo à economia local, simbolizando novas oportunidades de emprego e crescimento sustentável, fortalecendo a região”, avalia a gerente de Negócios da Invest Minas, Larissa Souza.