15ª Intermach encerra em clima positivo para novos negócios e recebe público recorde

Evento recebeu 25.300 visitantes e deve gerar R$460 milhões em negócios

A 15ª edição da Intermach 2025 – Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Metalmecânica, realizada de 15 a 18 de julho, no Centro de Convenções e Exposições Expoville, em Joinville (SC), superou a expectativa dos expositores e encerrou em clima positivo para novos negócios. Durante os quatro dias, circularam no evento 25.300 visitantes, vindos de 430 cidades e 18 estados brasileiros, com maior representatividade dos três estados do sul, com a liderança de Santa Catarina e um aumento significativo de profissionais do Paraná. Além do Brasil, a feira recebeu visitantes estrangeiros vindos de outros seis países, Alemanha, China, Colombia, México, Paraguai e Taiwan.

A expectativa de geração de negócios a partir da feira e nos doze meses seguintes chega a R$460 milhões. “A Intermach cumpriu o seu papel de ferramenta de conexões, networking, negócios, acesso às mais recentes inovações tecnológicas para a indústria e ao conhecimento técnico. O bom momento da indústria catarinense, que cresce acima da média nacional, também favoreceu o ambiente de negócios”, comentou Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

A Intermach contou com 250 estandes e mais de mil marcas expositoras que ocuparam uma área útil de 26.600 m², números que mostram um crescimento de 30% em relação à edição de 2023. Na feira, o público pode conhecer máquinas e equipamentos de última geração, de fornecedores nacionais e internacionais, com destaque para as áreas de Usinagem, Soldagem, Metrologia Industrial, Indústria 4.0, Impressão 3D, Manufatura Aditiva, Inteligência Artificial e IoT.


Continua depois da publicidade


“A presença das principais marcas fornecedoras da indústria metalmecânica na Intermach reforça a relevância da feira como polo de inovação e tecnologia, contribuindo para a modernização dos parques fabris e para o fortalecimento e a competitividade do setor no mercado nacional”, destacou Spirandelli.

Consolidado como o evento mais representativo e tecnológico da região Sul do Brasil e um dos principais da indústria metalmecânica do Brasil, a Intermach é realizada a cada dois anos pela Messe Brasil Feiras e Promoções e conta com o apoio de importantes entidades do setor, como Abimaq, Abinfer, e Fiesc Sesi/Senai.

Público qualificado e com poder de decisão

Um dos indicadores que apontam o potencial de negócios a partir da realização de uma feira é a qualidade e o poder de decisão do público visitante. Na Intermach, 38% dos participantes apontaram que o principal objetivo no evento foi buscar novos produtos, tecnologias e soluções diversas para as suas indústrias, e para 31%, a meta foi identificar e desenvolver novos fornecedores.

Do público visitante, 24% trabalha em empresas de grande porte, com mais de 500 funcionários. 49% atua com pesquisa, planejamento ou recomendação de produtos e 25% tem poder de decisão de compra.

Cargos de gestão como CEO, diretores sócios e gerentes de empresas representam 30% dos visitantes da feira. Em relação aos segmentos, 10% vem da engenharia industrial, 9% do setor automotivo, 6% de serviços para a indústria, 5% da indústria do plástico, 5% do mercado de eletrônica e eletrodomésticos e 4% da fundição. Entre as áreas de maior interesse, destacam-se automação industrial, robótica, controle de processos, ferramentas de corte e dispositivos, máquinas, equipamentos e periféricos.

Cristiano Magalhães, diretor da Taunos, empresa de São Paulo, estreou na Intermach e veio para a feira a partir da recomendação de parceiros. “O resultado surpreendeu e superou as expectativas. A qualidade dos leads que passaram no estande é muito elevada, inclusive superamos a quantidade de contatos captados na feira de São Paulo. Com certeza é um evento que vamos participar sempre”, comemorou.

Sandro Stringari, diretor Administrativo da ECO Automação Industrial, disse que a Intermach é um evento estratégico para a empresa por reunir profissionais técnicos de indústrias do segmento. “Recebemos clientes e contatos qualificados para apresentar as nossas soluções de automação industrial, inteligência artificial, que incluem o uso de ferramentas da Microsoft, leitura de dados e insigts para os processos industriais. Foi um público realmente interessado em negócios e estamos bem satisfeitos”, comentou.

Fernando Feliciano, da Creaform, já participou da feira em várias edições e mais uma vez está feliz  com os resultados. “A região concentra um mercado interessante para a nossa empresa, com indústrias metalmecânica e ferramentarias, onde nossos produtos tem bastante aderência. Recebemos um público bem focado e com interesse em nossas tecnologias”, enfatizou.

Rodada de Negócios

A Rodada de Negócios realizada durante a Intermach possibilitou a apresentação de produtos e serviços, negociações e networking entre compradores e vendedores de soluções para o segmento metalmecânico. Com a participação de 80 fornecedores e 18 compradores, foram realizadas 680 reuniões.

A Rodada contou com a presença de empresas dos segmentos de tecnologia, inovação, logística, portos, indústria metalmecânica, embalagens, agroindústria, automotivo, construção civil e linha branca.

Ibsen Canziani, da Atlas Copco Compressores estreou na Rodada de Negócios como patrocinador por acreditar no modelo do evento para apresentar soluções e ter acesso a vários contatos em um único dia. “Foi bem positivo, fiz contatos qualificados, consegui entender as demandas das empresas e propor soluções”, detalhou.

Luziane Moura, compradora do Porto de Itapoá, que já participou de outras edições, destaca a oportunidade de conhecer novos fornecedores durante o evento. “Tive acesso ao que as empresas têm a oferecer para o nosso trabalho e pretendo agendar reuniões para desenvolver novos fornecedores”, comentou.

Outra empresa que voltou à Rodada de Negócios é a Higra Mining que ficou satisfeita com a produtividade do evento. “Conversamos com fornecedores de diversas áreas e temos a perspectiva de concretizar negócios nos próximos meses. Inclusive, na Rodada da Intermach de dois anos atrás, fechamos parcerias importantes que se mantém até hoje”, relatou o representante da Higra Mining, Thiago Rosa.

Conhecimento técnico atraiu profissionais para seminário, congresso e workshops

A Intermach também foi palco de acesso ao conhecimento técnico e atraiu profissionais da indústria para mais de 40 horas de capacitação. O Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade, organizado pela Câmara Setorial para Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para controle de Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI) da ABIMAQ, trouxe os mais recentes estudos e referências da área.

O presidente da CSQI, Murilo Peixoto, avaliou de forma positiva a participação do público no seminário e a qualidade do conhecimento técnico repassado. “A cada ano o seminário tem demonstrado que a CSQI conhece sobre o assunto e isso tem repercutido entre o público da feira. Depois do evento, os participantes têm entrado em contato com as empresas e procurado resolver os problemas de maneira técnica”, destacou.

Jonanthan Espíndola, da empresa Massa, participou como expectador e está satisfeito com a experência e o conteúdo compartilhado pelos palestrantes da área de metrologia. “Conheci novas soluções do mercado, fiz novos contatos e, esse curto período de tempo, possibilitou acesso a várias inovações. Pretendo me aprofundar nas referências fornecidas, que podem ser avalidas para aplicação na empresa”, relatou.

O SENAI/IST promoveu o CINTEC – Congresso de Mecânica e Automação, que posicionou a Inteligência Artificial e tecnologias de automação industrial entre os principais assuntos discutidos. Anderson Badziak, da Schulz Automotiva, participou da programação e destacou o acesso a dados de como outros países estão evoluídos em robótica, especialmente a Coréia do Sul, e acredita que o Brasil precisa seguir esses passos. “Outro ponto que chamou minha atenção foi a falta de profissionais especializados para trabalhar com robótica e como será a dinâmica de trabalho dentro das empresas com o incremento do uso da tecnologia. A indústria está mudando e evoluindo cada vez mais e isso vai exigir de nós profissionais, dedicação à pesquisa, aos estudos e ao desenvolvimento humano”, comentou.

A intensa programação de Workshops Gratuitos apresentada por expositores complementou o acesso ao conhecimento durante a feira, abordando questões atuais do ambiente industrial relacionadas à Inteligência Artificial (IA), ESG (ambiental, social e governança) e Indústria 4.0. Juntos os eventos somaram mais de 40 horas de capacitação.

Jussimar Farias e Leonardo Kornowski, da Camserv, apresentaram o tema “O futuro da IoT no Design e Manufatura”, detalhando as novidades das soluções. “Os workshops são um espaço para atingir um número maior de pessoas, repassar informações sobre as nossas principais soluções e apresentar de forma objetiva as suas funcionalidades e diferenciais”, detalhou Farias.

Anderson Albino, profissional que atua com o desenvolvimento de projetos, ao assistir a palestra disse que a oportunidade permitiu obsevar com mais detalhes a evolução e inovação das soluções. “Pude perceber o quanto a Inteligência Artificial está embutida nesse mercado, além disso, o seminário traz o benefício da interatividade entre o apresentador eos participantes”, destacou.

Ronie Carvalho, da Alta Vista Investimentos, assistiu a palestra “Soluções Modulares de Suportação e Fixação para Projetos Inovadores”, da Hartbau. “As soluções apresentadas podem trazer economia em aspectos, muitas vezes, negligenciados pela indústria. Os workshops trazem informações mais detalhadas, se comparado a uma simples visita a um estante e, o fato de poder escolher o que assistir, permite que o visitante faça um trabalho focado na sua área de interesse no ambiente da feira”, explicou.

Próxima edição

Spirandelli comenta que a 15ª edição da Intermach chega ao fim com seu objetivo cumprido e com a próxima edição programada para julho de 2027. “Estamos prontos para o próximo desafio, com a sinalização de retorno da grande maioria dos expositores, sempre trazendo inovação e tecnologia, também para a organização do evento”, finaliza.