Notícias
A adoção de tecnologias consolidadas em polos industriais avançados tem ganhado força no Brasil, especialmente entre os fabricantes de máquinas (OEMs) que buscam reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar o desempenho de seus equipamentos. Nesse cenário, os motores lineares fornecidos pela Mectrol HIWIN vêm sendo aplicados em diferentes segmentos, com resultados significativos.
Utilizando o mesmo princípio de eletromagnetismo presente em trens de alta velocidade, os motores lineares eliminam o atrito entre componentes mecânicos, dispensam manutenção periódica, alcançam velocidades de até 140 m/s, força de pico de até 20.000 N e acelerações de até 10 G. A tecnologia também oferece alta precisão e contribui para o desenvolvimento de projetos mais compactos e eficientes.
Dois casos recentes ilustram como essa tecnologia está sendo aplicada com sucesso no Brasil:
A AGMAQ, fabricante de CNCs para corte de vidro em Ribeirão Preto (SP), foi uma das primeiras a adotar o motor linear HIWIN série Ironcore em seus equipamentos. A modernização das máquinas trouxe impactos diretos no desempenho e no posicionamento da empresa no mercado.
Entre os resultados obtidos estão:
Continua depois da publicidade |
"Estamos satisfeitos com a parceria com a Mectrol HIWIN. O conhecimento técnico aplicado nas fases de desenvolvimento e aplicação em nossos projetos nos permitiu fabricar máquinas de corte de vidro inovadoras e com competitividade internacional", afirma Joel Martins Dias, diretor da AGMAQ.
A EMT, líder com mais de 30 anos no mercado de equipamentos para dobra, conformação e corte de tubos, está elevando seu patamar tecnológico com a adoção de motores lineares HIWIN em seus alimentadores de barras. A inovação trouxe ganhos em velocidade, precisão e eficiência para operações automáticas como: conformação, furação e curvamento de tubos.
Segundo a empresa, a comparação entre a tecnologia Motor Linear HIWIN e o sistema pneumático resultou em:
"A tecnologia HIWIN nos permitiu oferecer máquinas com life time estendido e operação livre de falhas, reforçando nossa reputação no mercado", afirma Castilhos Rogelio Tolfo, Diretor Geral da EMT.
Com suporte de uma equipe de engenharia de inovação dedicada ao desenvolvimento de projetos com motores lineares, a Mectrol HIWIN segue colaborando com OEMs no Brasil para ampliar os resultados obtidos com essa tecnologia, que tem se mostrado estratégica para ganhos em competitividade e eficiência.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa